terça-feira, 3 de julho de 2012



Christoferson
A nova proposta, de uma tradicional e antiga simetria
Daiana Pasquim[i]
O trio de melhores amigos Christoferson tem nome novo, nova proposta para 2012, mas uma história sequencial de anos para contar. Liderado pelo compositor pato-branquense, Lucas Piaceski - que tem o genoma de Eric Clapton, Neil Young, Ray Charles, Jimi Hendrix, Bob Dylan e Miles Davis, que se consolida numa releitura própria -, o trio se faz com o primo Matheus Angeli, no baixolão e o amigo de infância Luis Henrique, na bateria. Lucas é vocal, gaita, violão, e guitarra, o trio tem a proposta de fazer 80% de um genuíno repertório. Tocando seus instrumentos desde a infância, das músicas próprias, consolidam-se alguns covers vivenciados pela banda em quase dez anos, como os próprios Clapton, Young, Dylan, mas tambémCreedence, The Racounters, Queens of the Stoned Age e The Pixies.
São mais de 200 letras e 50 melodias criadas por Lucas Piaceski, ex Schonell (sobrenome materno adotado brevemente). A prova de originalidade do líder da banda – que já se chamou The Propellers, foi assistida pelo auditório do Sesc Pato Branco lotado, em 31 de julho de 2011, na 3ª etapa da “Aldeia Musical”. Antes da banda Paraná Blues se apresentar, o palco foi de Lucas Piaceski, com covers de Bob Dylan, Neil Young e The Band, mas metade do show feito de músicas compostas e criadas por ele mesmo. Foi uma oportunidade ímpar de mostrar a essência de sua arte. Entre elas estão Name In The Fire, My Boss and your Prostitutes, Moving Like Stones, Walking By The Trees, A Plane to the Promiced Land, Don’t Let Me Here, Working to Rise, e inúmeras outras. Músicas cujos vídeos de divulgação no Youtube com direção da jornalista Daiana Pasquim, ou áudios gravados em estúdio com ilustrações do próprio Lucas, que também é arte-finalista e cartunista, estão sendo divulgados.
Foi também dele a voz que encerrou o Aldeia Musical de 2011, apresentando-se dessa vez, com a big band The Loco Motive Blues, composta por oito músicos profissionais de Pato Branco, Francisco Beltrão e Coronel Vivida. Com a Loco Motive foram inúmeros shows em 2011 em casas das duas principais cidades do Sudoeste, com destaque para o Reveillón de 2012 no Clube Pinheiros, em Pato Branco.
Entre o rol de influências musicais bem pautadas no jazz, blues e funk, se for para se conceituar, resume “sou um cantor de blues”. Fato é que em suas canções há muitos vestígios Country, Folk, Surf Music, Indie Rock e até levemente Gospel.
A proposta de Christoferson – que por mera coincidência contém Cristo e Lucifér num mesmo nome-, de místico tem o poder de fazer vivenciar a simetria musical. Algo que não se encontra em qualquer melodia, apresentação e que independe do desejo de uma banda, simplesmente, acontece. Três jovens talentos que cresceram juntos, sem o propósito de serem encaixados nesse ou naquele gênero, mas sim, têm personalidade própria para ser o que são. Sons acústicos e elétricos numa só banda, num mesmo show, genuinamente revelado.

Para conferir áudios e performances acesse:
http://soundcloud.com/lucaspiaceski




[i] Jornalista em Pato Branco e formanda em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. daipasquim@hotmail.com. Assessoria Christoferson.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário