Mater Cine completa primeiro módulo com “A onda” e profundas discussões
Atenção cinéfilos, após as férias de meio ano tem o Módulo II, que já está sendo preparado
Qual é o poder de uma sociedade? O que caracteriza uma comunidade? Foi neste contexto que o Mater Cine encerrou o Módulo I, ao exibir “A onda" (2008, com direção de Dennis Gansel), no sábado de 31 de maio. Para o coidealizador do projeto, professor Cléber Rigailo, a obra trouxe uma condição espetacular ao unir como propostas de discussões o que necessariamente faz uma comunidade e aquela relação clássica entre a liberdade e a segurança que, em sua visão, é exatamente aquilo que as pessoas buscam. "Ou você tem liberdade, ou tem segurança. Não dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo. Às vezes você tem que abrir mão da sua liberdade para viver em comunidade e em segurança”, problematizou.
Rigailo aponta que o filme em si incita questões extremamente atuais, apesar de ter sido inspirado numa experiência de 1967 que inspirou dois longas, documentários e várias repercussões. Para ele, no final das contas, existe sempre um debate implícito. "O debate proposto por “A onda” é influência de poder dentro da sociedade que vivemos hoje e a falta de pessoas que conseguem visualizar este poder e necessariamente questioná-lo. Além dessa questão, aborda de forma muito interessante como é fácil manipular as pessoas através de quem tem um pouco de consciência deste poder. Isto forma uma experiência dentro daquele grupo de jovens que acaba trazendo a eles um rumo. Isto que é o interessante, pois em nossa sociedade, os adolescentes, principalmente, estão sem esta perspectiva para onde ir e é muito fácil eles serem cotados com essas ideias prontas e se vendem muito facilmente”, discorre.
O professor e cinéfilo aponta que este contexto culmina em uma reação em cadeia: "à medida que essas pessoas começam a se sentir dentro de uma comunidade os abusos começam. Aquele que detém o controle desta comunidade começa a favorecer, não só a si próprio, mas também dentro daquele contexto, a manipulação deste grupo. Neste momento, a gente começa a perceber o abuso,. Só que como o professor estava consciente em todo o momento dentro desta experiência, demonstra que quando os alunos se permitiram ao abuso, ele revela: Isto é uma experiência. Vejam até onde vocês foram”, citou, referenciado-se a um momento clímax.
Avaliando o Mater Cine
O coordenador do curso de Direito. Valmir Chiochetta Jr, co-idealizador do Mater Cine, convidou a todos os acadêmicos presentes na última sessão para preencher um questionário de avaliação do projeto que deve balizar os próximos módulos (leia destaque).
Ademais, Rigailo completa que dentro da expectativa inicial que eles tinham a avaliação é positiva, principalmente pela participação, não só em termos numéricos da população acadêmica, mas qualitativamente. "O pessoal que veio participar realmente divide esta paixão não só pelo cinema, mas por este processo de ver a sétima arte de uma forma mais crítica de observar as questões que estão além da própria imagem. É exatamente a proposta do projeto de incitar esta discussão e fazer com que isso acabe acrescentando algumas coisas em termos de reflexão na vida deles”, ressaltou o professor, acrescentando que "positivamente ainda destaco que algumas pessoas que por vezes não se manifestam em sala de aula aqui acabam se manifestando, pois vêm um assunto que trazem mais proximidade a eles do que necessariamente uma matéria ou outra que estejam cursando na faculdade. Diria que avalio positivamente pois a nossa expectativa é de continuar. O sinal que nós recebemos da comunidade acadêmica é que o projeto pode mesmo continuar”, projetou Rigailo.
Atenção para o Módulo II
O Experimento Goebbeis
O vento será Tua Herança
Entre os Muros da Escola
Clube da Luta
Daiana Pasquim (DRT/PR 5613)/AC Faculdade Mater Dei
Fotos: Lucas Piaceski
Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação
Christoferson Agência Audiovisual
Nenhum comentário:
Postar um comentário