segunda-feira, 1 de setembro de 2014

DIARINHO (ED 155 - setembro de 2014): Os números são personagens


Dos 12 meses do ano, "noves" fora, pois setembro chegou. Esta edição “conta” a vida. Foi assim que aprendemos sobre Leitura da Linguagem Matemática, com o professor, mestre e doutorando em Ciência Matemática, André Pereira Pedroso. Devemos ensinar as crianças a “ler a conta” e não olhar apenas para a operação: “além de ser uma conta, são infinitas histórias da vida humana, felizes ou tristes. Na matemática, não é importante só resolver a conta, mas entender em que situação este raciocínio se relaciona”, ensinou. Aproveite as fases, pois mais um personagem está chegando: o Terceiro Bimestre!


Editorial
Vamos calcular e contar a vida

Entramos em setembro! O mês da Semana da Pátria, da Semana Nacional do Trânsito, do início da estação da Primavera, talvez do seu aniversário. Viramos as folhas do calendário, contamos nove meses no ano e a aproximação do terceiro bimestre na escola. Viu como tudo em nossa vida é contar? São muitas histórias que tecemos tendo os números como personagens. 
Aprendemos isso após a incrível abordagem em Matemática que tivemos no último encontro do Diarinho. Contamos tudo para vocês na página 3, dando detalhes da palestra do professor, mestre em Ensino da Ciência Matemática pela UFSC e doutorando em Ciência Matemática pela Unicamp, André Pereira Pedroso. A forma como ele abordou a matemática tudo se descomplicou, pois os editores entenderam que uma conta são infinitas histórias da vida humana. Essas histórias podem ser felizes ou tristes e fazem com que a gente aprenda a raciocinar. Os números estão à nossa volta para tudo que vivemos. Desde os primórdios, essa evolução foi acontecendo de forma natural, primeiro usando pedras para contar as cabeças de animais, e só depois evoluindo para algarismos que representassem quantidades, como os números indo-arábicos que conhecemos e usamos para tudo. É essa matemática da ideia de linguagem como forma de falar e se comunicar que permaneceu após a palestra de agosto.
Note como a vida é repleta de curiosidades! Temos 12 meses no ano, 30 dias no mês, dez dedos nas mãos e mais dez nos pés. Essas unidades ajudam muito a fazer contas, mas aprendemos com o professor André Pedroso que o sistema de numeração base dez (10) não é o único possível. Os Maias contavam com os dedos das mãos e dos pés, por isto tinham base 20, e os esquimós, usam a base 5 porque uma das mãos está sempre sendo aquecida dentro das roupas de pele necessárias no Círculo Polar Ártico, enquanto se usa a outra.
Um pouco sobre patriotismo e a história do Brasil, que tem eleições no próximo mês, está na página 5, inclusive as crianças lembraram do Dia do Soldado, no final de agosto. E tem página de Trânsito com dicas espertas para você ir se formando um bom motorista desde já, na contracapa desta edição. Boa leitura!











Edição de textos: Daiana Pasquim
Edição de Arte: Lucas Piaceski
Agência PQPK

Nenhum comentário:

Postar um comentário