domingo, 30 de junho de 2013

RESENHA: "Dicionário Machista", presente de minha prof. dra Salma Ferraz



Daiana Pasquim, professora e jornalista
daipasquim@hotmail.com 
Guarda-chuva aberto para se proteger dos dardos de tinta e língua lançados à classe feminina ao longo da história. Essa é a ilustração. Recebi hoje (30/06) pelo correio, como uma das 20 postagens em primeira mão, a obra “salmadiana”: “Dicionário Machista – Três mil anos de frases cretinas contra as mulheres”, da doutora em Literatura Portuguesa pela Unesp e professora associada de Literatura Portuguesa da minha universidade, a Federal de Santa Catarina (UFSC), Salma Ferraz. Há dias minha ex-professora telefonou de Florianópolis-SC para Pato Branco – PR confirmando meu endereço e prenunciando que eu receberia a obra, publicada pelo Jardim dos Livros, o que lhe confere distribuição e venda em todo o território nacional.
Dicionário Machista promove uma viagem na história e nas ideias, onde o passaporte é a curiosidade e, a bagagem é a erudição, que se vai colhendo a cada “verbete” lido. De A a Z, Salma mostra seu processamento de colheita de tantos estudos – ela é crítica, ensaísta e contista, autora de mais de 20 livros de crítica literária e ficção, e de inúmeros artigos publicados. Assim, Dicionário Machista consiste num compilado de conceitos e frases de efeito, que de modo geral se tornaram populares ou que a escritora traz à tona para provocar seu leitor: algumas das piores frases preconceituosas saíram de bocas com batons!
Compartilhei com este dicionário na tarde deste domingo. E agora destaco aqui algumas das frases que mais me chamaram atenção:
“Maridos são bons amantes quando estão traindo as esposas” Marilyn Monroe
 “Duas mulheres raramente se tornam íntimas, exceto às custas de uma terceira pessoa” Jonathan Swift
“O amor é a história da vida de uma mulher, e um mero episodio da vida de um homem” Madame de Stael
“As amantes nunca pensam que vão ser abandonadas. E, no entanto, para isto foram feitas” Mário da Silva Brito
 “A mulher sem filhos é uma mulher morta” Talmude
“Professora não é mal paga, é mal casada” Paulo Maluf

São inúmeras que mexem com o âmago e os valores dos leitores, provocando reflexão sobre a sociedade patriarcal na qual nos consolidamos. 
Você deve reconhecer os seus verbetes e fazer sua própria análise existencial com(o) mulher!
Para ver a divulgação de Dicionário Machista e conhecer mais sobre a autora e suas obras acesse: http://www.salmaferraz.com.br/

Um comentário: