domingo, 26 de janeiro de 2014

Christoferson Agência apoia projeto de cinema aliado à senso crítico


Cinema é uma de nossas paixões e como sócios da Christoferson Agência Audiovisual, Lucas Piaceski e eu estamos engajados no projeto Mater Cine, que consiste em aliar cinema a debates de senso crítico, para obras que permitam lançar um olhar artístico, sociológico, filosófico, ético, educacional, e tantos recortes que fazem a vida valer a pena. 
Os conhecimentos cineastas de Lucas como arte-finalista, editor de imagens, músico e compositor e os meus como jornalista e professora com formação em Literaturas em Língua Portuguesa entrarão em ação na hora de preparar os thrillers e a ficha técnica dos longa-metragem em cada módulo. 
Apoiamos o projeto por incentivar a cultura e a arte. Sempre acreditamos que o direito autoral deva ser não só preservado, como divulgado, por isso, a direção de cada filme, elenco e enredo, estarão em foco nas nossas divulgações. É preciso contribuir para que a sociedade possa apurar o olhar para o cinema. Nós que produzimos audiovisuais sabemos reconhecer o valor de uma boa direção de fotografia e direção de arte. Por isso, estamos juntos com a Faculdade Mater Dei nesta, não só por serem nossos clientes de Assessoria de Comunicação na agência, mas porque acreditamos nesta causa!
Leia o texto que produzi sobre o projeto e já enviei para a imprensa e conheça em detalhes essa ideia:

Mater Dei inicia ano acadêmico lançando projeto de cinema aberto à comunidade

Mater Cine é o seu nome, e a primeira sessão já tem seus quatro filmes selecionados, com abordagens bem distintas: “A Onda” (2008), filme alemão dirigido por Dennis Gansel e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt - inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda; “Justiça para Todos”, dirigido por Norman Jewison, com Al Pacino vivendo o advogado idealista Arthur Kirkland, que já teve vários desentendimentos (inclusive já foi preso por desacato) com Fleming (John Forsythe), um inflexível juiz, o qual é preso e pede para ser defendido pelo próprio advogado rival; “Kevorkian”, dirigido por Barry Levinson, igualmente com Al Pacino, desta vez vivendo o médico estadunidense Jack Kevorkian, que ficou mundialmente conhecido como dr. Morte ao ajudar pacientes de câncer terminal a cometerem suicídio; “A Corrente do Bem”, dirigido por Mimi Leder, com Kevin Spacey e Helen Hunt, onde um professor desafia seus alunos a ter uma ideia para melhorar o mundo e colocá-la em prática.
Isto mesmo, quatro filmes exibidos durante um semestre acadêmico, seguidos de muito debate. Essa é a proposta do projeto que nasceu dentro do curso de Direito da Faculdade Mater Dei, trabalhada internamente no ano de 2013, quando se estendeu para todos os cursos da faculdade, bem como para a comunidade. As exibições vão acontecer no Auditório Algemiro Pretto e a data exata do primeiro módulo será divulgada em breve, tão logo o reinício das aulas, no próximo dia 3 de fevereiro.

Concepção e temas
Chegar a estes quatro primeiros longas gerou muito senso crítico. Os idealizadores, professores Valmir Chiochetta Junior, coordenador do curso de Direito, Cléber Rigailo e Liriane Camargo, fizeram, cada um, uma lista com 50 indicações. O segundo passo foi fazer a comparação das três listas. Posteriormente, essa lista foi reduzida de 150 para 40 filmes, para que se pudesse trabalhar quatro filmes em cada período.
“Esse projeto é um sonho antigo, de quem ama o Direito e o Cinema. (...) Após conversa com os demais coordenadores do projeto (Cléber e Liriane), revisamos a lista dos filmes, adaptando-a a uma visão mais generalista, que englobasse assuntos de diversas ordens, buscando assim contemplar o maior número possível de temas para serem abordados pelo Mater Cine. Aliás, fizemos um trabalho que permitisse não só a participação dos demais cursos, envolvendo assim toda a Faculdade, mas também permitindo que a comunidade em geral pudesse participar, haja vista que os temas são de interesse geral, com algumas abordagens jurídicas e outras de cunho artístico, educacional, filosófico, sociológico, etc”, pontuou o coordenador do curso de Direito.

Continuidade
Ao longo do ano, serão dez módulos de 4 sessões por módulo, com cinco horas de certificação para cada sessão. No entanto, não será tratada como disciplina curricular, mas sim como atividade de extensão, permitindo a participação da comunidade em geral.
“Permitir a participação da comunidade não só garante o acesso à cultura, pelo cinema, mas provocará nos participantes o incentivo às discussões envolvendo os temas abordados, o aprofundamento de determinadas áreas do conhecimento e o senso crítico sob determinada ótica abordada nos debates que se farão após as sessões. O ganho é imensurável, não só pelo acesso a sessões de cinema, que não temos essa possibilidade em Pato Branco, mas também por debater os assuntos abordados nos filmes”, confia Chiochetta.
Com o apoio da Assessoria de Comunicação do Mater Dei, Christoferson Agência - que produzirá audiovisuais com trechos dos trailers e ficha técnica das obras-, cada sessão se apresentará da seguinte forma: pelo menos um dos coordenadores do projeto fará a apresentação do filme, seguida da exibição do longa metragem, com um breve intervalo de 10 minutos. Após a sessão, será aberta a mesa de discussão, com a participação dos coordenadores do projeto e, eventualmente, algum professor convidado, especialista na área que está sendo discutida no filme, contando com a participação de todos os presentes, que poderão fazer uso da palavra, debatendo todos os aspectos abordados na película.
Pela estrutura acadêmica, crítica e certificação, haverá um custo bem acessível por sessão, barateada ainda mais ao adquirir os ingressos para o módulo completo. “Confiamos no projeto, na forma como ele foi concebido, e esperamos que os acadêmicos da Faculdade e da comunidade em geral abracem essa ideia, pois todos ganham”, finalizou Valmir Chiochetta Junior.

Daiana Pasquim (DRT/PR 5613)/ AC Faculdade Mater Dei
Arte e logotipo: Lucas Piaceski
Assessoria de Comunicação

Christoferson Agência Audiovisual

Nenhum comentário:

Postar um comentário