sábado, 23 de fevereiro de 2013

RESENHA LITERÁRIA: Gaibéus




Dramaticismo e retórica de Redol: Gaibéus[i]
Daiana Pasquim[ii]


Gaibéus, de Alves Redol é uma narrativa cadenciada, árdua, que dá ao leitor pouco tempo para respirar. A sensação combina com a realidade vivida pelos personagens coletivos da trama, inspirados no real. Por isso, Gaibéus é o romance neorrealista[iii] que marcou para sempre a história da literatura portuguesa. Publicado em 1939, exige recorrer em vários trechos ao dicionário, em especial para compreender os termos usados pelos trabalhadores no arrozal em seu fazer diário.
Antonio Alves Redol[iv], em Maio de 1966 escreve a reedição do livro. Com a sobriedade quase três décadas após sua produção juvenil, se questiona: “Será que tenho a mesma mão?” Essa nova introdução ao livro é também uma autobiografia que aproxima o leitor da sensibilidade do autor:

“Propus-me com Gaibéus criar um romance antiassunto, ou, melhor, anti-história, sem personagens principais que pedissem comparsaria às outras. O tema nasce no colectivo de um rancho de ceifeiros migradores, acompanha-lhes os passos desde a chegada à partida da lezíria ribatejana, no drama simples e directo da sua condição, destaca um ou outro para apontar certos fios mais individualizados, mas logo os faz regressar à trama do grupo. O trabalho produtivo, a exploração descarnada do homem pelo homem, tomados nos seus aspectos mais crus, na lâmina viva do dia-a-dia, dominam o livro.” (1966: pág. 9 e 10)

           
          Com esse desejo de estampar o mundo real, Gaibéus tem um olhar marxista sobre a pobreza, que se apresenta para esse povo como um fato do destino. A partir da consciência de classe, Redol retrata o enfurecimento de trabalhadores rurais que tinham terras e perderam tudo, em especial um ceifeiro, inconformado com a condição subumana de saírem para a colheita do arroz sem saber para onde iriam parar.
O livro retrata em grande corpo situações tristes, oscilações de condições de vida e de morte, por isso, antes de tudo, é pertinente conceituar a corrente literária portuguesa do Neorrealismo, que nasce numa relação interdependente com a produção literária de alguns expoentes pelo mundo, a se destacar, conforme Massaud Moisés (2008: 391) pelos escritores norte-americanos Michael Gold, John Steinbeck, Upton Sinclair, Sinclair Lewis, John dos Passos, H.G.Carliste, Erskine Caldwell, Ernest Hewingway; e também romancistas brasileiros do Nordeste, em especial Jorge Amado, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Amando Fontes, José Américo de Almeida e Rachel de Queirós, que chamam a atenção para o grave problema socioeconômico das secas e a luta de classes em torno do açúcar e do cacau.
            Oliveira (2010), por sua vez, enumera nomes no cenário lusitano tanto na literatura como na pintura que expressaram o Neorrealismo, a citar Diego Rivera, José Orozco e David Siqueiros como característicos do muralismo mexicano[v]; Pablo Picasso como criador de Guernica, que pintou em 1937 com restrições ao cubismo; Candido Portinari, o pintor brasileiro que no quadroCafé” destaca a deformidade dos braços e pernas dos trabalhadores, agigantados pelo esforço brutalrepresentação essa que causou euforia entre os neorrealistas portugueses; e ainda, os artistas plásticos Lima de Freitas, Manoel de Pavia, Álvaro Cunhal e os escritores Alves Redol, Manuel da Fonseca, Fernando Namora, Castro Soromenho e Soeiro Pereira Gomes. “Em inúmeras obras os artistas plásticos se aliaram aos autores para, não simplesmente ilustrar, mas complementar graficamente o texto literário” (OLIVEIRA: 2010, 109)
            A classificação do próprio Alves Redol para sua produção é a seguinte: “Há em todo o romance a impetuosidade desregrada, o arrebatamento impulsivo de um jovem que anseia por libertar o homem de tais-grilhetas, desejando que a sua pena se torne ferramenta de progresso.” (pág. 10). A afirmação mais uma vez valida o posto alcançado por Gaibéus, de ser a obra de referência do neorrealismo português. Outra vez temos a felicidade de conhecer a opinião do próprio autor, que teve a sorte de colher em vida as críticas da maturidade de sua obra:
Como, porém, esses outros escritores se vangloriavam da sua posição extrema de arte pela arte, desfigurando-a, a reacção operou-se também por outro excesso, fenómeno natural no jogo das contradições, principalmente quando vem de jovens que se supõem, e ainda bem, capazes de renovar o mundo, o homem e a arte. O neo-realismo foi assim um sadio combate de juventude. E daí certo desprezo aparente por tudo o que representasse literatura sem raízes sociais bem vincadas, embora alguns dos seus poetas herdassem exactamente do «presencismo» a seiva formal para a sua poesia, enquanto outros se aconchegavam a Garcia Lorca ou Alberti, a Machado ou a Êluard,” (18) Faltava-me, pois, racionalizar a prosa, ganhar sobriedade, não tanto, porém, que enfraquecesse a mensagem, como tantas vezes acontece. Necessitava de alcançar, como Gramsci escreveu, a forma vivaz e expressiva, ao mesmo tempo sóbria e contida, porque, insistindo nesse trabalho aparentemente formal, acabaria por agir praticamente sobre o conteúdo; ganharia assim a deflação da retórica que estropia a cultura, particularmente a cultura jovem que se dirija para uma sociedade humana e científica. (1966: 13)

            Com essa avaliação, Redol cunha uma espécie de conceituação para sua obra, descrevendo sua retórica: as questões de conteúdo e forma, como uma obra emblemática e programática do início do neorrealismo português. Oliveira (2010:111) explica que o romance “trazia o problema da exclusão de grupos sociais e também de regiões que, desligadas de Lisboa, estavam à margem de qualquer projeto de desenvolvimento”. Com conteúdos menos individuais e elitistas, focaliza a classe trabalhadora (coletivo) e desfavorecida, exigindo uma nova forma narrativa, num raciocínio que nos elucida a diferença entre o realismo clássico e o neorrealismo:

“...deveria ser menos descritiva, não se tratando, pois, de expor umretrato fiel’ da realidade, ao modo do realismo clássico, mas de ressaltar os aspectos que ficaram obscurecidos e babalizados por questões culturais, como, por exemplo, considerar a pobreza como um fato do destino. A narrativa precisava ser reveladora e denunciadora daquilo que atinge a maioria das pessoas e é por elas ignorado. O neorrealismo pretendia formar uma cultura crítica e promover a consciência das responsabilidades humanas sobre a realidade narrada” (OLIVEIRA: 2010,111).

           
            Com essa característica, Gaibéus sensibiliza, leva o leitor às lágrimas, à dor e à indignação, se apresentando como um romance comovente, levando à crítica um prato cheio de real, o que ressoou na sociedade, aliado às artes plásticas, como uma necessidade premente de mudança, a começar pela libertação das amarras do governo ditatorial salazarista que acorrentou Portugal de 1928 a 1974, por longos 46 anos. Historicamente, é possível notar que Gaibéus nasceu neste contexto (em 1939) e renasceu neste princípio de fim, com a reedição de 1966. Cada publicação atingiu a sensibilidade da crítica com a incumbência de formar bases para mudanças sociais, que Gaibéus sensibiliza pela dor e por estampar a desigualdade da consciência de classe que degrada famílias e comunidades inteiras, em preterimento a poucos ricos.
            Nesse contexto, a tônica do neorrealismo visto em Gaibéus acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição de “Rancho”, no primeiro capítulo, onde os trabalhadores misturavam-se com os animais, competindo de forma desigual no “conforto” e nos alimentos. A severidade do romance começa ser descortinada no segundo capítuloArroz à foice”, onde a desorientação dos trabalhadores para o fim de seu trabalho e de suas vidas fica latente. O arroz é o ouro que eles não podem acessar, embora o cultivem a vida toda, mas para os patrões. Seguem-se ainda os capítulosTrégua”, “Sete estrelas na praia”, “Mensagem da nuvem negra”, “Porto de todo o mundo”, “Malária”, “«Vou-me embora, deixo o campo ...»” e, por fim, “O Inverno vem ”. Em alguns trechos, a música e a dança configuram alívios para o estomago vazio, o corpo esvaído e a cabeça triste. Metáfora vivenciada no ditado populardançar conforme a música”, embalado inclusive porera o vinho, era o vinho, era o vinho... era a coisa que eu mais adorava”.
            Por fim, Redol constrói um povo com a alma sufocada, mas que é puro coração revestido de músculos para o trabalho árduo, de sol a sol. Nesse conjunto, o autor retrata a fadiga humana fundida com as necessidades fisiológicas de amar, cuidar dos filhos, ter um companheiro (a), fazer sexo, comer para sobreviver, trabalhar para resistir ao inverno, dormir para descansar. Chega ao limite das forças e dos sentimentos, da falta de afago, de respeito e de dignidade. Engolidos pelo trabalho exaustivo, os filhos crescem rápidos, mas franzinos, para o mesmo cruel destino.


Referências

HOUAISS. Dicionário Eletrônico de Língua Portuguesa. Versão 2009.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008 - 35ª Ed.
OLIVEIRA, Susan Aparecida de. Literatura Portuguesa III. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2010.
REDOL, Alves. Gaubéus. Digitalização e Arranjo de Agostinho Costa, em outubro de 2003. Obtido na Webteca da disciplina de Literatura Portuguesa III da UFSC no endereço



[i] Resenha produzida a cerca do romance Gaibéus, de Alves Redol, como avaliação parcial da disciplina de Literatura Portuguesa III, ministrada pela professora doutora em Literatura pela UFSC, Susan Aparecida de Oliveira, no quarto período do curso de Letra e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
[ii] Jornalista formada pela Fadep (Faculdade de Pato Branco), trabalhou por quase oito anos no jornal Diário do Sudoeste de Pato Branco (PR); professora de Produção Textual, Literatura e Linguística, por ser licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School de Curitiba (PR).
[iii] A palavra neorrealismo sofreu alterações com a reforma ortográfica que propõe a unificação da Língua falada e escrita nos países de Língua Portuguesa, em pleno vigor a partir de 2009. Portanto, é possível encontrar em algumas das bibliografias a escrita “neo-realismo” com hífen, mantidas nesse trabalho sem correção quando incorreram citações diretas entre aspas, para preservar a originalidade da expressão do autor e o tempo de nascimento dessas obras. Contudo, é válido lembrar que agora temos a queda do hífen e a grafia com o dobro de “r”, para escrever a palavra corretamente.
[iv] O professor titular da Universidade de São Paulo, Massaud Moisés (2008) traz na biografia de Alves Redol como nascido em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, a 29 de dezembro de 1911. De família humilde, após quatro anos de internato, em que estudou contabilidade, entrou a ganhar a vida trabalhando, inclusive em Luanda (África), para onde seguiu com 16 anos, e de onde regressou em 1930, rico em experiências, mas parco em dinheiro. Em dezembro de 1939, iniciou a carreira de ficcionista e o Neorrealismo em Portugal com Gaibéus, romance que patenteava influencia da ficção brasileira do Nordeste, e da norte-americana, inspirada na depressão dos anos 30. “Assim como os contemporâneos da geração, havia descoberto semelhanças entre o drama dos pobres gaibéus, autenticos servos da gleba, e os retirantes nordestinos, escorraçados pelas secas e pela fome, e os “oakies” famintos e miseráveis” (2008: 397). Redol faleceu em Lisboa, a 29 de novembro de 1969.
[v] O muralismo mexicano pertence a uma tendência de arte inaugurada no início do século XX, feita em espaços públicos e não privados, onde os temas são trabalho, cultura indígena e a revolução mexicana de 1910-1920. (OLIVEIRA: 2010)


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