sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Oficinas do Inteligência Criativa PBTEC trabalham com técnicas, imaginação e observação


Começaram esta semana as oficinas de Inteligência Criativa do projeto da Pato Branco Tecnópole (PBTEC): na terça-feira (28) a Oficina de Desenho; na quarta-feira (29), de Jogos e Mídias Digitais; e na quinta-feira (30), a Oficina de Fotografia. Cada oficina tem dez horas/aula, divididas em três encontros: dois de quatro horas e um de duas horas, de avaliação. Participam alunos de escolas públicas dos oito aos 16 anos, ligados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco e ao Núcleo Regional de Educação (NRE). Eles são indicados pelos próprios diretores das escolas, conforme as afinidades de conhecimento que apresentam. As aulas são ministradas no 2º piso da Biblioteca Pública Helena Braun, de Pato Branco.
A Oficina de Desenho é ministrada pelo Arquiteto e Urbanista de Curitiba Reinoldo Klein Neto, formado pela Universidade Positivo (UP), especialista em Gestão de Empreendimentos Imobiliários pela UP e mestrando em Projeto de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Reinoldo é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Mater Dei. 
Quanto a abordagem da oficina, Reinoldo conta que na primeira etapa trabalha o desenho de imaginação, que é a oficina de desenho sonoro. "Na primeira aula, eles fizeram atividade a partir de uma música e traduziram, cada um deles, do que compreendeu numa linguagem gráfica. Passei a eles uma técnica de desenho que eles fizeram uma base com o lápis, depois trabalharam com caneta preta e, em cima disso, coloriram”, explicou. Os alunos ouviram a música “Juvenar”", de Karnak, que conta a história de um retirante que vai para a cidade grande, se desengana e volta para o sertão.
"No próximo encontro vamos abordar o tópico do Desenho de Observação e eles vão utilizar basicamente a mesma técnica de base lápis, passar caneta preta e colorir, mas aí vamos trabalhar com a técnica de aquarela".

Segundo o professor, o aluno que passar pela oficina vai levar de conhecimento abrir seus próprios horizontes. "É mais uma oportunidade de eles mesmo se avaliarem, pois o período de tempo da oficina é relativamente curto, em dez horas a gente consegue mais é expor eles ao desenho, ao que eles conseguem fazer e, se praticarem, podem vir a conseguir fazer. Às vezes eles não conhecem seu próprio potencial e como passamos algumas dicas e técnicas, eles até se surpreendem com o que conseguem fazer”, finalizou.

Jogos e Mídias Digitais
A Oficina de Jogos e Mídias Digitais do projeto Inteligência Criativa PBTec é ministrada pelo professor Anderson Luiz Fernandes, que também é presidente da Pato Branco Tecnópole. Anderson possui graduação de Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Mater Dei (2008), especialização em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Gestão de Projetos de Software (2009), Especialização em Redes de Computadores pela UTFPR (2012) e é mestrando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR. Administrador de redes e coordenador de tecnologia na Faculdade Mater Dei, professor nas disciplinas de Administração Aplicada a Sistemas de Informação, Fundamentos de Computação, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos e Organização e Arquitetura de Computadores. Possui experiência em redes de computadores e gerenciamento de parques computacionais.



Oficina de Fotografia
A Oficina de Fotografia do projeto Inteligência Criativa PBTec é ministrada pelo fotógrafo, ilustrador, arte-finalista, produtor e editor audiovisual Lucas Piaceski, da Agência PQPK. Conta com cinco Câmeras semiprofissionais Fujifilm SL 1000 para os alunos manusearem bastante. Além da digital, a primeira aula teve explicações sobre a fotografia analógica, representada pela Diana F+, de 1965. A oficina organizada por Lucas Piaceski aborda as técnicas para se registrar uma boa imagem, perpassando as novas tendências e a valorização da fotografia profissional. Na primeira aula na quinta-feira (30), os alunos tiveram uma tarde de muita ação treinando os diversos gêneros fotográficos: Fotojornalismo, Natureza, Fotografia Arquitetônica. Na próxima semana vão trabalhar o Gênero Esportivo, Foto Publicitária, Retrato e foto de estúdio.



Conheça Economia Criativa
Em sua concepção, a Economia Criativa atende a 13 grandes áreas: Propaganda, Arquitetura, Artes e Antiguidades, Artesanato, Design, Moda, Cinema e Vídeo, Música, Artes Cênicas, Editoração, Softwares de Lazer, Rádio e Televisão. Países desenvolvidos da Europa, bem como nos Estados Unidos, aproximadamente 10% da economia e 8% dos empregos gerados vêm do conjunto de setores da Economia Criativa, considerada a terceira maior indústria desses países, perdendo apenas para Petróleo e Armamentos. “Ela não é muito vista como uma indústria única, mas como um conjunto de fatores. A economia criativa tem a intenção de conseguir, através de ações pontuais e desenvolvidas especialmente aos que não têm condições ou oportunidades na vida, através de incursões em cursos e trabalhos em diversas áreas, desenvolver um potencial criativo e evolutivo”, pontuou Vitor Ivan Pretto Guerra - Presidente do Conselho de Gestão 2013/2017, da Pato Branco Tecnópole.
O princípio da Inteligência Criativa é iniciar tão logo o despertar de aptidões para fazer as crianças acordarem para a vida. Os cursos de pequena duração têm a intenção não tão somente de ensinar, mas de despertar nos alunos alguma vontade. 
"Com oito ou nove dez anos, se começa a formatar na cabeça algum destino. São diversas pequenas iniciativas que desenvolvem na criança a partir de oito anos de idade, as suas aptidões futuras. A intenção disso é a gente buscar num público que está esquecido por todos, que são aquelas crianças que ainda estão em desenvolvimento, ainda não conhecem ou sabem o que vão fazer da vida ou como vão se desenvolver, buscar neles, desenvolver as aptidões que eles só viriam a enxergar com 14 ou 15 anos de idade”, discorreu Vitor Guerra.

Assessoria do Inteligência Criativa da PBTec
Texto: Daiana Pasquim 
Fotos: Lucas Piaceski
Agência PQPK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário