O projeto Inteligência Criativa prevê que sejam ao todo realizadas 16 oficinas de cada curso.
Esta é a primeira fase do curso, com quatro oficinas. A segunda fase será a partir de fevereiro de 2015, com a previsão de 12 oficinas sendo realizadas ao longo do próximo ano.
Para cada oficina, serão oito horas de aula e duas de avaliação.
Haverá turmas fazendo o curso pela manhã (alunos de oito a 11 anos) e a tarde (alunos de 12 a 16 anos), sempre em contra-turno escolar. As oficinas de Desenho serão às terças e quartas-feiras. De Jogos e Mídias Digitais acontecem nas quintas e, de Fotografia, nas sextas-feiras.
O Laboratório de Inteligência Criativa fica no segundo andar da Biblioteca Pública Helena Braun, de Pato Branco, junto ao Centro Cultural Raul Juglair, em convênio firmado com o município. A inauguração do espaço aconteceu em 3 de setembro, quando todos puderam verificar que as aulas contarão com impressora 3D, Impressora Fotográfica, câmeras fotográficas Fujifilm e computadores, que serão ferramentas de inovação e invenção.
Presidente do Conselho de Administração da PBTec, Vitor Guerra afirma que a equipe do Inteligência Criativa se programou muito para que este curso pudesse começar. "Demoramos para iniciar em virtude do local e estamos bastante empolgado sde que o curso realmente decole, contando com a colaboração das diretoras da escolas e da chefe da secretaria que é a base de todo o trabalho. Essa juventude precisa de direcionamento. O que a gente vê muito hoje em dia são os jovens de 14 anos perdidos e, somente nessa idade, se começa a pensar no futuro. Se conseguimos antecipar esse pensar aos alunos, a gente ganha em tempo e em desenvolvimento".
A Economia Criativa atende a 13 grandes áreas: Propaganda, Arquitetura, Artes e Antiguidades, Artesanato, Design, Moda, Cinema e Vídeo, Música, Artes Cênicas, Editoração, Softwares de Lazer, Rádio e Televisão. Países desenvolvidos da Europa, bem como nos Estados Unidos, aproximadamente 10% da economia e 8% dos empregos gerados vêm do conjunto de setores da Economia Criativa, considerada a terceira maior indústria desses países, perdendo apenas para Petróleo e Armamentos. “Ela não é muito vista como uma indústria única, mas como um conjunto de fatores. A economia criativa tem a intenção de conseguir, através de ações pontuais e desenvolvidas especialmente aos que não têm condições ou oportunidades na vida, através de incursões em cursos e trabalhos em diversas áreas, desenvolver um potencial criativo e evolutivo”, pontuou Vitor Guerra.
O princípio da Inteligência Criativa é iniciar tão logo o despertar de aptidões para fazer as crianças acordarem para a vida. Os cursos de pequena duração têm a intenção não tão somente de ensinar, mas de despertar nos alunos alguma vontade.
Oficinas Professores Dia da Semana
Desenho Reinoldo Klein Neto Terça e quarta-feira
Jogos e Mídias Digitais Anderson Fernandes Quinta-feira
Fotografia Lucas Piaceski Sexta-feira
Texto: Daiana Pasquim (DRT/PR 5613) - Fotos: Lucas Piaceski
Agência PQPK
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