quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Arte francesa no supermercado


Em um mês, as artesãs Izabel e Rubia confeccionaram 26 quadros na técnica ainda inédita para exposições em Pato Branco

Daiana Pasquim
Enquanto as rodinhas dos carrinhos circulam barulhentas, eles estão ali singelos, compondo o ambiente. Mas quem arrisca olhar um pouco para cima enquanto passa, logo por eles é tocado. São os 26 quadros feitos com a técnica de arte francesa, expostos no hall lateral de um supermercado de Pato Branco, por onde passam os clientes no acesso ao estacionamento. Os quadros foram criados pela artesã e artista plástica em Pato Branco, Izabel Cristina Malinovski e a engenheira agrônoma e artesã Rubia Cristiani Camochena, no tempo recorde de um mês, especialmente para serem expostas no supermercado. As obras estão no Espaço Cultural Artista de Nossa Terra, aberto pela empresária Ana Paula Slonski, para ser um local que se destina a valorizar, divulgar e engrandecer a arte de Pato Branco e região, desde 2 de maio de 2008. 

Relevo e profundidade
A arte francesa consiste na sobreposição de gravuras de papel para transformar a imagem plana em outra com relevo e profundidade. Izabel é artesã há oito anos, sendo que há quatro abriu um atelier aonde ensina, além da arte francesa, também as técnicas de se trabalhar com madeira, sua especialidade, além de forragem com tecido, patchcolagem e patchwork. Com o atelier junto à casa no Jardim Primavera, fez da arte uma profissão mantida pelas aulas e a venda das obras. Os 26 expostos no supermercado com a sócia Rubia variam de R$ 65,00 a R$ 375,00.
Izabel costuma participar de eventos e exposições em centros como São Paulo, buscando aperfeiçoamentos na área do artesanato. “Antes, a arte francesa era mais em linha reta. Agora trabalha muito o formato, para tornar as figuras mais naturais. São colagens de vários papeis, com silicone, para deixar o papel boleado, trabalhamos e fazemos o corte para dar as formas para a figura, de forma a deixar o mais natural possível”, explica a artesã.
Elas programaram diferentes obras, envolvidas por molduras texturizadas e vidro. “Como artesã, a gente inicialmente pensa em fazer para vender, sem pensar tanto em ser reconhecida, mas várias pessoas têm telefonado. Dá orgulho como professora de artesanato, ser reconhecida. O artesanato tem crescido bastante, mas o pessoal de modo geral não valoriza muito ainda”. Para os interessados em aprender as técnicas da arte francesa ou o trabalho com madeira, o telefone do Shopping da Arte é 3224 4043.
No supermercado, existe o encontro da minusciosidade do trabalho com o popular, aonde a arte convida para frear um pouco os “rolamentos” da vida, para apreciar. Quando for às compras, olhe para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário