segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mosaico: personagens e autores pela nacionalidade[1]

Daiana Pasquim
Eis aqui um mosaico que compõe a identidade nacional, centrando o estudo em algumas obras literárias: poesias, prosa, ensaios, filmes, teatro e artes plásticas. Com isso, pretendemos observar o que é a nação brasileira a partir das manifestações culturais e literárias de autores e personagens que tivemos entre as fases do Romantismo e do Modernismo, com vistas a identificar e enaltecer esse povo ou a questão do nacionalismo. A base teórica utilizada para esta análise será as pinturas intituladas A Primeira Missa do Brasil, do catarinense Victor Meireles e de Cândido Portinari; o poema abolicionista Vozes d’África, de Castro Alves; o poema síntese da formação da raça brasileira, de Jorge de Lima, Essa Nega Fulô; a trajetória folclórica de Macunaíma, de Mário de Andrade; dos retirantes, segundo Graciliano Ramos, em Vidas Secas; e a literatura como forma de denúncia feita por Euclides da Cunha em Os Sertões e de Lima Barreto, em Triste Fim de Policarpo Quaresma.  Iniciamos o trabalho com alguns questionamentos gerais sobre essa formação, tendo como plano de fundo a deglutição proposta pelo Manifesto Antropófago (1928), de Oswald de Andrade. Posteriormente, faremos a descrição de algumas dessas manifestações que enaltecem a raça brasileira. Encerremos com as considerações gerais.
Incansavelmente, críticos literários e estudantes de Letras buscam a resposta exata que possa conceituar bem que é essa nação brasileira? Essa raça está muito além dos nomes desses autores, que podem facilmente ser vistos em qualquer cidade para identificar logradouros ou prédios públicos, está no final da estação onde tudo vira multidão, está no próprio povo, a começar pelos índios que povoavam o Brasil no período do descobrimento e que depois foram “dizimados” para dar lugar a uma nova nação: a dos verdadeiros brasileiros.
 Torna-se necessário, entretanto, afirmarmos que os índios não são brasileiros. É preciso dizer logo que o fato de os índios serem descobertos como moradores do Brasil não os tornava brasileiros. A questão aqui não é geográfica, mas sim, situacional e “sensacional”, na verdadeira etimologia do que significa sentir-se brasileiro. É válido lembrarmos que para ser brasileiro é preciso sim, ter o tempero indígena, mas para além disso, é mais do que necessário mesclá-lo com a “finesseestrangeira portuguesa dos Martin, a servidão e a vivacidade escrava das Negra Fulô, a catequização jesuíta tão rápida aos indígenas na primeira missa, retratada por Meireles, mas ignorada por Portinari nessa obra - o que denota que os índios são, para Portinari, aqueles que a observam. É preciso ainda refletir sobre a fome e a sede de comida, terra e cultura daqueles que têm Vidas Secas nos Sertões ou que se vestem de Policarpo Quaresma em busca da redescoberta dos valores brasileiros, expressa pelo nacionalismo, sem deixar de passar pelas trocas de favores materiais e carnais, para resultar num novo ser, repleto de significâncias, que até hoje ganha novos contornos e intriga analistas. Achar essa resposta implica em reviver a trajetória dos retirantes nordestinos confrontando com os luxuosos bailes nos salões cariocas, temperando com o folclorismo visto em Macunaíma num percurso norte a sul do País. Manifestando-se, Oswald de Andrade nota que o índio se tornou brasileiro quando conseguiu digerir a cultura estrangeira para se tornar melhor.
Outra parte da literatura procurou retratar essa raça trazendo a dramática consciência do ser diante de sua condição humana, como em A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa; e trazendo o conflito do homem com a natureza inóspita da qual ele não consegue se livrar, como em Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Buscando as vozes da África, vale apelar: “DEUS! ó Deus! onde estás que não respondes?/ Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes (...)?” No contraponto dos conflitos internos, destacamos como os brasileiros foram cordiais com os estrangeiros. Iracema é exemplo dessa simpática acolhida a quem veio de fora: primeiro dando uma flechada, mas depois entregando o coração. Veio a necessidade de buscar a gramática. Descrever em livros que cultura é essa, como um ensaio para domesticar a identificação do que deve ser nosso; vieram romances em prosa e poesia, manifestos modernistas, cheios ou não de estética. O que importa é o conteúdo: o convencimento de que é para ser nosso, mas alto . O manifesto antropofágico lido em 1928 aponta que não se deve negar a cultura do outro, mas ela não deve ser imitada. Serve de base apenas para nova produção e exportação. Esse esforço dos anos 20 do século passado tem repercussão até hoje. Esmiuçando uma dessas personagens criadas pela literatura para dar viés a essa nação, destacamos que mesmo quem não leu Macunaíma é capaz de compreender sua essência, pois quem não conhece o “velho jeitinho brasileiro”? Até os estrangeiros. Parte dessa segurança veio com o reconhecimento do que é nosso, embasado, por exemplo, na ideia de superioridade de nossa fauna e flora em relação à Europa.
O viés da literatura é um bom caminho para responder que nação é essa.  Foi o que fez José de Alencar com seus romances indígenas, criando a metafórica Iracema, tão ligada a América quanto Moacir, seu filho tido com o português Martin, é o filho da dor (brasileiro). Nessa seara veio Mário de Andrade criando um herói sem nenhum caráter que vive no universo do fantástico, para fazer o leitor entender que o Brasil pode ser percorrido deixando um pouco a “ética” de lado. Nasce então necessidades de denúncia, como a de Euclides da Cunha que faz mergulhar em Os Sertões e Lima Barreto, contando um triste fim daquele que luta pela nação, chegando até a propor ao legislativo instituir o Tupy como a língua oficial. A denúnciaforça à literatura. Sobre a questão do nacionalismo, as obras denotam o abismo existente entre aqueles interessados apenas em sua vida e seus próprios interesses, e as pessoas idealistas:
O major sentia bem aquele ambiente falso, aquelas alusões e isso mais aumentava o seu desespero e a teimosia na sua idéia. Não compreendia que o seu requerimento suscitasse tantas tempestades, essa má vontade geral; era uma coisa inocente, uma lembrança patriótica que merecia e devia ter o assentimento de todo mundo; e meditava, voltava à idéia, e a examinava com mais atenção. (1998: p.58)

Desse modo, concluímos que externar esse mosaico exige conseguir desgrudar os olhos das páginas dos livros acima mencionados, que têm a capacidade magnética de um imã, por fazer a mente mergulhar em busca dessa nação. A tarefa exige ousadia para misturar num mesmo caldeirão e tentar fazer caber na dimensão de uma folha de papel nomes como Machado de Assis, Sergio Buarque de Holanda, Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Castro Alves, Euclides da Cunha, José de Alencar, Lima Barreto, entre tantos outros. A deglutição nos tornou mais fortes. Tudo nasceu à custa da antropofagia, mesmo que velada, a que anunciou o modernista. Tem sido assim desde então: “nada se cria, tudo se copia” ou se transforma, seguindo as leis da Física e Química. Mas é de literatura que estamos falando e deve-se ter essa consciência de que foi “comendo a cultura do outro que fizemos a nossa”. Torna-se necessário enxergar como válido a tentativa sagaz de antropofagiar elementos culturais prontos para encaixar no nosso, solução encontrada por tantos até hoje para apresentar algo de novo. “De novo?”(!)

Referências
A Primeira Missa do Brasil , pintura de Victor Meireles
A Primeira Missa do Brasil, pintura de Cândido Portinari.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma. 5ª Ed. São Paulo:
FTD, 1998. (Coleção Grandes Leituras)
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Ediouro: 2003. (Coleção Prestígio)
 RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 106ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2008.
Essa Nega Fulo, poema de Jorge de Lima.
Vozes d’África, poema de Castro Alves



[1] Ensaio realizado na disciplina de Literatura Brasileira II, no curso de LetrasPortuguês, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), EAD Polo Pato Branco, semestre 2009-2, ministrada pelo professor doutor Marco Antonio de Mello Castelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário