sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DIARINHO: jornal infantil cultural (Ed 143, de 18 a 31 de agosto de 2013)

Editorial
Meus oito anos

Eu, Diarinho, sou um menino de oito anos, mas pareço bem mais velho porque me alimento com uma poção de conhecimento feita com o pedacinho de cada criança que por nosso projeto passou. Chegamos à marca de 60 encontros, um a cada mês, desde 2005. Das minhas páginas como jornal infantil, tenho certeza que colaborei com o esperteza de crianças, adolescentes e até jovens, no dia a dia na escola, na família, e na sociedade, sendo cidadãos já no mercado de trabalho.
Meus primeiros editores já chegaram aos seus 18 e 19 anos e a cada ano, mais e mais crianças com dez e 11 anos chegam até nós. Elas são escolhidas pelas escolas da rede municipal dos municípios participantes e, juntos, criamos uma educação incrível no Sudoeste do Paraná. Cidadania através da leitura é a nossa bandeira.
Vou contar um segredinho: o ano de 2013 não tem sido dos mais fáceis para nós, que somos um projeto cultural. Mas felizmente, recebemos um incentivo da Itaipu Binacional!
Para brindar a nossa idade e essa volta tão empolgante, rememoramos o poeta brasileiro da segunda geração romântica, Casimiro de Abreu, fazendo uma paródia de “Meus oito anos”:

Oh! que saudades nós temos
De com as crianças criar cidadania à vida,
com leitura nessa infância tão querida
Que o projeto nos satisfaz!
Que ânimo, que sonhos, quantas cores,
Ter nosso Diarinho impresso de novo

E naquelas tardes fagueiras
Os encontros dos editores no Sesc, são demais!

Confiram esta edição!







Textos: Daiana Pasquim
Arte-final: Lucas Piaceski
Christoferson Agência Audiovisual

Nenhum comentário:

Postar um comentário