segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Enredos e fatos históricos passeiam no “Águia Literária 2013”


Visitantes de escolas públicas e particulares entraram em nossas salas temáticas na quinta-feira, 29 de agosto

Imagine um espaço onde cabem múltiplos personagens e cenários, com tempo passado e presente magicamente se unindo no mesmo instante. Inspirações vieram de um time de escritores nacionais e internacionais, aperfeiçoadas pelos estudos de alunos com as orientações de seus professores. Assim se construiu uma diversidade que resultou no “Águia Literária”, realizado pelo Colégio Águia de Pato Branco em 29 de agosto. Durante a manhã e tarde dessa quinta-feira, alunos da educação infantil ao ensino médio, de escolas públicas e particulares de Pato Branco circularam por nossos corredores e tiveram uma surpresa diferente ao entrarem em cada sala de aula, especialmente decorada com o tema estudado. Do nosso lado, os alunos águia estavam preparados com os conteúdos vistos e assim se configurou um passeio bastante variado em literatura.
Houve música de todo tipo, do Rock and roll aos gêneros do tropicalismo brasileiro; enredos instigantes; personagens de todas as idades e fases históricas, uns ricos, insanos, outros trabalhadores. Impactos vieram na retratação de variada tortura, desde a praticada há 800 anos na Europa, os destroços deixados pelas guerras, até a da Ditadura Militar brasileira no século passado.
Os personagens trajados pelos alunos estavam imersos em cenários preto e branco, contrastados com o colorido do aprendizado, temperados com a amiga diária erva-mate, escondidos nas matas como Saci-Pererê, chupa-cabras e vampiros. Ou voando nos céus feito a gralha azul que caracterizou a vegetação do Sudoeste. Em terra, tínhamos soldados em suas armaduras guarnecendo o castelo, ou outros vestidos para as diversas guerras que assolaram a humanidade, contornados pelos mandos das figuras dos senhores feudais e das igrejas. E houve também cantores brasileiros que buscavam nas cores e ritmos aliviar a repressão militar que assolava o país.
Um mergulho em conhecimento em Português, Matemática e Geografia foi vivido pelas séries iniciais do Ensino Fundamental. O espetáculo coreografado tornou-se a peça símbolo que iluminou os olhos dos visitantes e até os brindou com um saco de pipocas. E os marcos da história brasileira estavam muito bem retratados, passando pela infância conturbada de um menino atingido pela desestruturação familiar, ao universo onde tudo é possível quando nos propomos a navegar mundo afora para conhecer países.


Texto: Daiana Pasquim
Arte-final: Lucas Piaceski
Christoferson Agência Audiovisual

Nenhum comentário:

Postar um comentário