sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DIARINHO: jornal infantil cultural (ED 144, 1º a 14 de setembro de 2013

Editorial
Pacote de cultura e de Brasil

Setembro começou e, com ele, toda a inspiração de patriotismo pelo marco dos 191 anos da proclamação da Independência do Brasil. Mas antes do 7 de setembro, você vai encontrar nessa edição toda a “colheita” cultural proporcionada pelo folclore brasileiro e suas lendas. Essa edição vem com todo um gostinho de cultura popular, tão bem trabalhado pelas escolas na passagem do Dia do Folclore; e foi potencializado no Diarinho com o encontro exatamente na tarde do dia 22 de agosto. Tivemos neste mês a parceria do professor de história Fábio Pilati que fez chover a imaginação e conhecimentos sobre diversas regiões do Brasil, no auditório do Sesc. Agradecemos as parcerias de aprendizado e de espaço físico para a manutenção do projeto.
E se o assunto é Pátria, não podemos deixar de rememorar que 2013 é o ano em que #OGiganteAcordou, com um breve registro às manifestações do mês de junho em muitas das cidades brasileiras, inclusive no Sudoeste. Em Pato Branco, milhares de pessoas foram às ruas no dia 22 de junho, com ampla cobertura pelos meios de comunicação. Composto em grande maioria por estudantes, universitários e profissionais nas mais diversas áreas e faixas etárias, famílias inteiras foram às ruas de Pato Branco aderindo ao movimento nacional #vemprarua #OgiganteAcordou. Gritos ideológicos impulsionaram todo o caminhar por quase duas horas, pautados principalmente na educação e crítica à política. O Hino Nacional abriu e fechou os passos, como fogos de artifícios.

Delicie-se com esta edição com um gostinho peculiar de cultura brasileira! Deixe-se embrulhar por nossas raízes e aperfeiçoe a formação de nossa cidadania. Este é o nosso convite!








Textos: Daiana Pasquim
Arte-final: Lucas Piaceski
Christoferson Agência Audiovisual

Nenhum comentário:

Postar um comentário