domingo, 1 de setembro de 2013

RESENHA: "Quincas Borba", de Machado de Assis

Para fechar a trilogia de 1º de setembro na sessão “Resenha de alunos”, não poderia faltar uma obra machadiana, aquele que percorreu do Romantismo ao Realismo


 “Quincas Borba” é um livro que descreve muito bem o cenário e também  os  personagens. A impressão que se tem é que Machado de Assis representa em sua obra todos os detalhes que poderiam ser citados.

Nosso protagonista é um senhor que tinha um amigo cuja amizade era de infância, que já era de um grau parentesco. Quincas Borba tinha um cachorro, mas na época em que ele era casado tinha uma deficiência, ele começou a chamar o cachorro de Quincas Borba. E no meio da historia aparece um amigo de Quincas, cujo nome é Pedro Rubião de Alvarenga, um professor que de um dia para o outro sai da carreira de professor para ser capitalista, forçado por um ato de Quincas que você tem que ler para descobrir.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1839 e morreu em 29 de setembro de 1908. Machado de Assis foi um escritor brasileiro, amplamente considerado um grande ícone da literatura brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Patrick Gobbi da Fonseca, aluno do 9º ano do Colégio Águia de Francisco Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário